top of page

Por que acompanhar o tempo aplicado em cada projeto é tão importante para começar com o pé direito?


A velha forma de cobrar por metro quadrado projetado está sendo deixada de lado.

Arquitetos estão, cada vez mais, procurando a forma correta de cobrar por seus serviços, mas, aliás, qual poderia ser? Aqui no nosso escritório, acreditamos que o TEMPO é a principal base do negócio e o insumo mais importante para conseguirmos precificar e acompanhar nossos projetos.


Porém, a principal dúvida que surge em quem está iniciando o próprio escritório é:

“Como saber quanto tempo vou levar em meu primeiro projeto?”


Esta é a pergunta clássica de quem está saindo da faculdade. Eu também já me fiz essa mesma pergunta há alguns anos e foi a partir do aprendizado e do conhecimento da Gestão de Projetos em Base Tempo que eu comecei a colocar em prática a PREVISÃO DE HORAS a partir da estimativa do tempo que eu considero adequado para a execução de cada etapa.


Com a previsão definida, fica fácil termos um parâmetro a ser avaliado no decorrer de todo o projeto. E aqui chegamos ao ponto mais importante desse artigo: a verdadeira gestão de projetos não é apenas sobre definir o PREVISTO, mas também sobre acompanhar o REALIZADO a partir do registro das horas do que foi feito tanto por nós, arquitetos sêniores a frente dos projetos, quanto por todos os colaboradores da equipe. Isso é o que permite otimizar e melhorar a eficiência do escritório.


A prática desse acompanhamento de tempo vai te ajudar a ter parâmetros diferentes como base para futuros projetos e clientes, vai te ajudar a avaliar a eficiência e/ou produtividade dos diferentes colaboradores e a saber quanto cada projeto consumiu de infraestrutura e custos para seu escritório.


Consegue perceber a importância desse mapeamento de horas?


Um único indicativo, quando bem definido, te faz enxergar a empresa de forma mais clara e precisa, auxilia a precificar seus serviços e a reduzir seus custos a partir do momento em que você almeja realizar as etapas em um tempo menor do que o previsto e, consequentemente, conseguir lucrar cada vez mais.


Tente colocar na cabeça que quanto menos tempo você conseguir dedicar a um projeto - desde que sempre perseguindo a mesma qualidade das entregas - maiores serão seus resultados!


E como conseguimos isso? Por meio de um mapeamento eficaz das horas produtivas da equipe e seus custos.


Faça por partes, comece agora e procure se disciplinar na rotina do PREVISTO X REALIZADO. Isso irá te alavancar para um escritório mais organizado, produtivo e lucrativo! Deseja aprender mais sobre gestão? Fale conosco clicando aqui!

Participe de nossa comunidade no Telegram "Insights sobre Gestão" clicando aqui! Quer aprender a precificar com base em tempo? Clique aqui! Quer receber nossos conteúdos de gestão para arquitetos em seu e-mail? Clique aqui!

73 visualizações0 comentário

コメント


Escritório Luxuoso

Assine nossa newsletter e receba
conteúdo sobre gestão em seu email.

Deixe aqui seu COMENTÁRIO, DÚVIDA ou INSIGHT!

bottom of page