top of page

NO MEU ESCRITÓRIO O TRABALHO JÁ ERA REMOTO! A GENTE JÁ FAZIA TUDO PELO WHATSAPP!

Atualizado: 1 de jun. de 2021



É sério isso?!?


Tudo bem, o WhatsApp revolucionou a forma como a gente trabalha, mas cuidado, ele também é o maior LADRÃO DE TEMPO já inventado, mas como tudo na vida, o problema nunca é a ferramenta em si.


Se você está aí se achando digital porque criou uns grupos do WhatsApp para a sua sala técnica e vocês estão trocando tudo quanto é informação por lá, é bem provável que você esteja utilizando a ferramenta da maneira errada.


Temos visto o WhatsApp transformar a vida de muitos escritórios em um verdadeiro inferno pela ausência de regras para o uso do aplicativo, pela expectativa de que tudo que se coloca lá deve ser respondido o quanto antes e pelo fato de que as informações ficam misturadas e se perdem no feed.


Pois é, existem muitas formas DIGITAIS de tratar os assuntos e o WhatsApp nem sempre é o caminho.


Se você precisa, por exemplo, gerenciar o andamento de um cliente através das várias etapas de um projeto, provavelmente a melhor ferramenta vai ser o Trello ou uma aplicação similar como o Asana ou o Monday, onde você consegue criar um cartão para cada cliente e eles podem caminhar de uma lista para a outra, considerando que as listas são as várias etapas do projeto. Ferramentas assim vão permitir que você crie checklists dentro de cada cartão e vá marcando o que foi feito à medida que o cliente evolui. Além disso, você pode usar a área de atividades de cada cartão para se comunicar com os seus colegas, marcando o nome da pessoa com quem você quer falar utilizando o @nomedapessoa. Isso permite que as conversas fiquem setorizadas por cliente e por assunto e o melhor é que o seu colega do outro lado recebe uma notificação quanto a sua mensagem onde quer que ele esteja - no computador, no tablet ou no celular - e pode responder como se fosse uma mensagem direta do WhatsApp, mas sem abrir mão dos assuntos estarem devidamente organizados.


E se o ponto de partida é a ORGANIZAÇÃO DOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO, o segundo certamente é a ANSIEDADE QUANTO A RESPOSTA.


Outro grande desafio é entender o que é COMUNICAÇÃO ASSÍNCRONA e acabar com a necessidade da resposta imediata!


Não é porque as ferramentas permitem contato em tempo real que toda troca de informações precisa ser assim. Na verdade, a maioria das trocas durante o desenvolvimento de um projeto não precisa acontecer em tempo real. Querer respostas imediatas para as suas questões na maioria das vezes tira as pessoas das questões nas quais elas estão concentradas e isso atrapalha mais do que ajuda.


Quando for o caso de se comunicar em tempo real, o melhor é partir para uma forma de contato não escrita, como a ligação ou a chamada de vídeo e, de preferência, de forma agendada.


Aprenda a trabalhar com sprints de produção e pontos de checagem e pare de atrapalhar a concentração das pessoas em horas indevidas com mensagens do tipo:


- Você tá aí?

- Pegou minha mensagem?

- Alô! Câmbio!

- ?!?


Entenda que a verdadeira liderança abre espaço para as pessoas.


Faça sua parte e traga a maior quantidade de pessoas com você.


20 visualizações0 comentário

Komentáře


Escritório Luxuoso

Assine nossa newsletter e receba
conteúdo sobre gestão em seu email.

Deixe aqui seu COMENTÁRIO, DÚVIDA ou INSIGHT!

bottom of page