Os escritórios que mais rapidamente abraçaram as possibilidades aceleradas pelo isolamento rapidamente começaram a enxergar também essa perspectiva de ampliar mercado e estão se movimentando nesse sentido.
Ora, se a maior parte do seu relacionamento com clientes e fornecedores já acontece de forma online, mesmo que eles sejam seus vizinhos, é claro que você pode atender um cliente fora da sua cidade.
Nesse momento alguns podem estar pensando:
- Ah, mas eu preciso ver o terreno, o entorno, a vista, sentir o vento…
Se você estiver falando de projetar uma edificação em um terreno mais isolado ou com características muito específicas, pode até ser que isso faça sentido, apesar de sabermos que hoje, mesmo à distância, você pode solicitar um levantamento ou uma topografia que independe da sua ida ao local e que existem recursos de georreferenciamento e visualização via satélite que permitem enxergar um terreno nos detalhes das suas curvas de nível, assim como entender a dinâmica da luz e do vento que vão incidir sobre a implantação em questão.
Tudo bem, é verdade que apesar de todos os recursos dos tempos de hoje às vezes uma visita ao local é insubstituível, mas agora imagine que você está projetando uma loja em um shopping, um escritório em um edifício comercial, um consultório em uma torre de saúde ou outro programa do tipo que permite que praticamente todas as etapas do projeto sejam realizadas à distância ou, ainda, imagine que você fez um trabalho de posicionamento que permitiu ao seu escritório ser eleito para conduzir os projetos de uma grande rede franqueadora de lojas por todo o Brasil.
Vamos ficar com o exemplo das lojas do franqueador. Diante dessa situação, de que elementos você precisaria para conduzir os projetos? Você realmente precisaria visitar cada uma das lojas homologadas pelo franqueador para fazer o projeto de arquitetura?
Ora, sabemos que o programa de necessidades do franqueador seria praticamente o mesmo para todas as lojas que seriam abertas no país, com pequenas alterações para atender necessidades específicas de cada franqueado. Sabemos que você poderia fazer reuniões com os franqueados através do Zoom ou do Google Meet e levantar absolutamente todas essas especificidades através destes contatos e de formulários digitais. Sabemos que, com clientes mais digitais, você inclusive poderia trabalhar verdadeiros moodboards colaborativos através de programas de canvas infinito como o Miro. Sabemos que você também poderia apresentar seus estudos através desse mesmo tipo de reunião online, às vezes de forma mais objetiva e precisa do que em uma reunião presencial. Sabemos inclusive que você poderia conduzir a entrega do projeto à equipe de obra através desse mesmo modelo de reunião digital e tirar praticamente todas as dúvidas dessa equipe através de aplicativos como o WhatsApp e o Telegram.
Na verdade, no parágrafo acima, nós não estamos trazendo nenhuma novidade, mas apenas relatando a rotina dos escritórios de arquitetura que já atendem clientes a distância hoje. A dificuldade de quebrar paradigmas é da natureza das organizações, mas sempre que nos vemos dentro de uma situação que exige grande desgaste de energia, também é da nossa natureza procurar caminhos mais fáceis. É hora de abraçar esses caminhos, para clientes próximos e distantes,
Não deixe a distância geográfica afastar você de possíveis clientes dentro do seu nicho de atuação. Aprimore os seus processos, abrace a tecnologia, capacite seu time e aumente seu mercado.
Faça sua parte e traga a maior quantidade de pessoas com você.
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