top of page

PROJETAR É MARAVILHOSO



Projetar é maravilhoso. A forma de produzir do arquiteto é, sem dúvida, regida pela criatividade, numa chuva intuitiva de ideias, muita pesquisa de campo e, claro, a boa comunicação e conexão com o cliente. Mas, para projetar, o arquiteto precisa também de uma boa equipe de produção para atender corretamente ao prazo do cliente e principalmente a excelência do projeto técnico do que se propõe. E como já bem sabemos, qualquer imprevisto nessa linha do tempo de produção pode significar um prejuízo financeiro para o escritório.


Então, chega um momento na vida de qualquer arquiteto, que para crescer o seu negócio, vai ter que se desdobrar em sua forma de produzir projetos: é desenhar processos de elaboração de desenhos, é criar metodologias de trabalho e analisar sua produção em equipe.


Hoje posso compartilhar parte da nossa experiência como Estar Urbano, dos nossos aprendizados sobre gestão de escritório, depois de 13 anos de estrada. E afirmo que os desafios e aprendizados são diários. Mas acho que já podemos tirar algumas conclusões sobre.


A primeira delas é que não existe forma engessada ou linear na produção de projetos. As variantes vão desde perfil de cliente (onde vale muito a sua percepção sobre as subjetividades de cada um: pragmático, gosta de atenção, gosta de participar do processo criativo, é metódico, é inconstante, etc) ao perfil de projeto (comercial , residencial, institucional, público) e a cultura local ( dependendo da cidade onde atende, projetos podem ter ritmos diferentes e deve ser considerado). Ser assertivo num estudo, as vezes é até apresentar respostas que o cliente nem sabia que precisava. É dar direcionamento e sentir o desejo do cliente. Então é preciso ter uma variedade de linhas de produção, e até permitir um blend entre elas quando necessário.


A segunda boa dica, é a condução da informação interna entre a equipe envolvida na produção do projeto. É muito comum informações se perderem quando os mesmos integrantes da equipe não permanecem até o final. Como bem sabemos, existem projetos que podem até durar anos dentro de um escritório. E mesmo depois de prontos, é muito comum o arquiteto continuar dando assistências mesmo após entrega da obra. O desafio é manter um fluxo de informações documentada, de forma linear e hierarquizada que possa ser facilmente acessada.


PROJETAR É MARAVILHOSO

E a outra dica é permitir que as pessoas que fazem parte da produção, participem e opinem no desenho de processos. A nossa experiência sempre foi positiva nesse aspecto, porque acreditamos que tudo tem algo a oferecer de conhecimento e ideias sobre, desde de estagiários a consultores terceirizados. Ouvir é essencial para decidir que caminhos devemos seguir e assim assumir que a organicidade é fundamental para o processo evolutivo de qualquer gestão.


38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Escritório Luxuoso

Assine nossa newsletter e receba
conteúdo sobre gestão em seu email.

Deixe aqui seu COMENTÁRIO, DÚVIDA ou INSIGHT!

bottom of page